20 de março de 2022

No I E-ncontro da ABP realizado em 2020, o vice-presidente da ABP, Alexandre Cherman lançou a ideia de formar um grupo para criar uma sessão de planetário para o público infantil e distribuí-la a todos os planetários brasileiros. Assim, iníciou-se a primeira Oficina de Roteiros da ABP. A saga da redação do roteiro foi narrada em vários capítulos publicados nas edições 28, 29, 30 e 32 da revista Planetaria, em artigos intitulados “Diário de Bordo”.

A oficina levou à formação de um grupo de trabalho, do qual resultou um roteiro de sessão de planetário para o público de nível Fundamental I, que poderá ser adquirido por qualquer planetário que desejar incorporar essa nova sessão aos seus programas.

A escolha dos assuntos abordados na sessão foi feita por meio de uma análise mais aprofundada, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual foram elencados todos os temas da Astronomia abordados nas séries contempladas.

Além do roteiro da sessão, também foi produzido um material de apoio aos professores. Essa produção não foi combinada ao se formar a oficina de roteiros, mas era algo que o grupo gostaria de fazer, tanto pela sua importância no apoio ao uso dos planetários em atividades escolares, quanto pela necessidade de apresentar possibilidades de atividades relacionadas especificamente à sessão produzida.

Preenchendo o formulário abaixo, você poderá baixar o roteiro da sessão (em PDF), bem como o material de apoio aos professores. É importante informar que, com a exceção da linha 1, o texto do roteiro não pode ser modificado. Permite-se modificar a primeira linha porque ela é a apresentação de cada planetário, cujas características podem variar. Ali, cada planetário pode se apresentar como achar melhor. Porém o restante do roteiro deve ser mantido exatamente como foi disponibilizado.

    * O roteiro será enviado para o e-mail informado. Se não encontrá-lo, verifique sua caixa de spam ou a lixeira.

    YouTube

    Assista uma sessão virtual de planetário

    Inscreva-se em nosso canal

    Assista uma sessão virtual de planetário

    Educadores

    Tenha acesso a ferramentas exclusivas

    Inscreva-se gratuitamente

    Acesso a ferramentas para educadores

    Dúvidas

    Mande sua mensagem para a ABP