Project Description

Logo do 1° E-ncontro

Ainda que não seja viável a realização, este ano, do XXV Encontro da ABP, como originalmente previsto (veja o nosso Comunicado), a ABP anuncia o seu 1° E-ncontro. O evento consiste numa série de reuniões virtuais utilizando uma plataforma de reuniões online (como o ZOOM ou Google) todas as semanas, entre maio e setembro de 2020. Nesta página, e também nas redes sociais, estaremos divulgando as datas, bem como as regras específicas deste 1° E-ncontro.

Perguntas e respostas

Trata-se de uma série de reuniões online semanais com o objetivo de aprendermos, ensinarmos, trocarmos ideias, enfim, estarmos juntos. Ainda que separados… Queremos emular a atmosfera de nossos Encontros presenciais, confraternizando com nossos pares e debatendo sobre o nosso meio. É claro que não fugiremos do espinhoso assunto do momento. Mas vamos tratá-lo dentro da nossa expertise, da nossa área: como os planetários estão atravessando este período de quarentena? O que podemos fazer agora e no período pós COVID-19? Mas continuaremos também com o nosso longo histórico de tratar as melhores práticas, os métodos pedagógicos, a produção de programas e tudo o mais que nos é tão importante.

Poderão participar do 1° E-ncontro exclusivamente os membros da Associação Brasileira de Planetários. Cada reunião virtual, no entanto, será gravada e ficará disponível para todos os interessados num canal da plataforma YouTube.

Todos os membros da ABP já estão previamente inscritos. Não haverá necessidade de preencher nenhum formulário de inscrição. Você só precisará clicar no link exclusivo para os nossos membros (que será enviado aos associados, por e-mail, antes de cada reunião).

Participar do 1° E-ncontro da ABP não requer pagamento de nenhum tipo de taxa. As reuniões serão abertas a todos os membros regulares da nossa Associação. Gratuitamente.

Sim! Todos os membros que registrarem presen̤a em pelo menos 70% do total de reuni̵es online Рincluindo a ̼ltima reunịo, a nossa Assembleia Anual, teṛo direito a um Certificado nos mesmos moldes daqueles emitidos em nossos Encontros presenciais.

Nossa ideia é realizar pelo menos uma reunião online por semana, procurando com isso “emular” o mesmo número de horas de um Encontro presencial.

A cada semana vamos procurar variar os dias e horários, de modo a permitir a participação do maior número possível de membros da ABP. Sabemos que todos têm diferentes responsabilidades e afazeres, mesmo em condição de quarentena. Por isso, realizar reuniões sempre num mesmo dia e horário poderia inviabilizar a participação de determinadas pessoas. Não queremos isso.

Cada reunião online está prevista para ter uma duração mínima de 50 minutos e máxima de 2 horas. O participante poderá sair a qualquer momento, mas recomendamos permanecer nos primeiros 50 minutos para contabilizarmos sua presença.

Sim, a última. O 1° E-ncontro da ABP terminará no dia 25 de setembro, data prevista, na programação original do XXV Encontro para realização da nossa Assembleia Anual. Portanto, neste mesmo 25 de setembro de 2020, uma sexta-feira, estaremos realizando na forma virtual (online) esta Assembleia, conforme orienta o nosso Estatuto. Todos os membros da ABP receberão um comunicado com 60 dias de antecedência da realização da Assembleia, e desejamos que o máximo possível de associados se façam presentes. O recebimento do Certificado de participação no 1° E-ncontro está condicionado a sua presença neste dia (ver o item Será emitido certificado?).

Sim! Qualquer membro da ABP é bem-vindo para apresentar trabalhos na forma oral em nosso 1° E-ncontro – com direito a certificado. Membros institucionais também podem indicar planetaristas (não membros) para apresentar trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos por e-mail até 30 de junho. Cada resumo deve ter até 2500 caracteres (com espaços), título do trabalho, autores e instituição.

Infelizmente não. Neste momento, optamos por acolher somente membros regulares da ABP e planetaristas indicados pelos membros institucionais. No entanto, qualquer pessoa poderá assistir ao conteúdo de todo nosso 1° E-ncontro no canal da ABP no YouTube. E, claro, você sempre pode se tornar um membro da ABP. Veja como neste link.

Se ainda tem dúvidas sobre o 1° E-ncontro não hesite em contactar a ABP!

Comissão organizadora

O 1° E-ncontro da ABP está sendo organizado de modo a minimizar trâmites, procedimentos e despesas. Nosso Comitê organizador conta com a presença de Guilherme Frederico Marranghello, do Planetário da Unipampa (Bagé/RS), Damião Carvalho de Souza, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (João Pessoa/PB) e Carolina de Assis Costa Moreira, do Planetário Astronauta Marcos Pontes (Duque de Caxias/RJ), além dos componentes da atual Diretoria da ABP.

Programação e datas

1ª Reunião: Sexta-feira, 22 de Maio às 19 h
Abertura (falas do Presidente e Vice-presidente da ABP)
РConfraterniza̤̣o
2ª reunião: Segunda-feira, 25 de Maio às 17h
Dia da Toalha. Com Henrique Granado, Coordenador do Conselho Jedi Rio de Janeiro e um dos idealizadores da JEDICON.
3ª reunião: Quarta-feira, 27 de Maio às 19h
O que vimos e o que fizemos: Planetários na Pandemia. Com Guilherme Marranghello, Diretor do Planetário da Unipampa, Bagé/RS.
4ª reunião: Segunda-feira, 1° de Junho às 19h
Terra de Gigantes, uma viagem imersiva à pré-história da Colômbia. Com Carlos Molina, Diretor do Planetário de Bogotá.
5ª reunião: Quarta-feira, 3 de junho às 19h
Viajando pelos planetários. Com Bryant Gonzalez, planetarista do Planetário de Caracas.

Aguarde

Aguarde

Assembleia Geral Ordinária: sexta-feira, 25 de setembro