24 de agosto de 2020

Planetário da UFSC, em FlorianópolisDe Norte a Sul do país, os planetários estão fechados por conta da pandemia. Essa é a atitude correta para preservar a saúde de todos. Mas temos certeza de que tanto o público quanto os planetaristas sentem saudade de uma bela sessão de planetário!

Chegou a hora de matar essa saudade!

Ainda não podemos recebê-los em nossas cúpulas, mas estamos trabalhando em uma sessão virtual, ao vivo, que será apresentada por planetaristas profissionais de diferentes regiões do Brasil por meio da plataforma Zoom.

A sessão será gratuita e transmitida ao vivo (LIVE) em nosso Canal do YouTube, onde ficará gravada para acesso posterior.

Uma sessão de planetário

Público, conteúdo e duração

Quem é o nosso público-alvo? Todos vocês que sentem falta de uma visita ao planetário!

Vamos aproveitar o Equinócio de Primavera (um fenômeno que acontece no próximo dia 22 de setembro, às 10h31min pelo horário de Brasília) para trazer um pouco de Astronomia para vocês. Vamos falar sobre os movimentos da Terra, as estações do ano, as constelações e muito mais!

A sessão terá uma duração aproximada de 30 minutos, com um tempo ao final (de no máximo mais 30 minutos) para os planetaristas responderem eventuais perguntas. Seu conteúdo é destinado a “todos os públicos†(do Fundamental I ao Ensino Médio).

Acesso pelo Zoom (esgotado)

Como na plataforma Zoom não cabem todos os interessados, apenas os cinquenta primeiros educadores inscritos, entre professoras e professores, coordenadores pedagógicos e diretores, vão poder interagir diretamente com os apresentadores da sessão virtual.

Mas para assistir a sessão basta acessar o nosso Canal no YouTube (aproveite e se inscreva no Canal, para ser informado dos novos vídeos e sessões que iremos lançar).

Inscrições para educadores

Devido a grande quantidade de inscrições para interagir com os planetaristas na plataforma Zoom, ficou claro para nós, da Associação Brasileira de Planetários (ABP), que existe uma grande demanda reprimida por conteúdo astronômico de qualidade a ser fornecido a Educadores de todas as regiões do país.

Por isso, a ABP está criando outras formas para os Educadores se manterem em contato conosco – para saber quando vão acontecer outras sessões virtuais ou para receber (em seu e-mail ou celular) informações sobre Astronomia, fenômenos para ver no céu ou atividades educacionais desenvolvidas nos planetários brasileiros.

Anote a data: terça 22

Se você é pai, mãe ou responsável por um jovem ou uma jovem em idade escolar e quer que ele assista à sessão, basta acessar pelo YouTube. E fica a dica: assista junto com ele ou com ela!

Estudantes sem aula nesse dia e hora também estão convidados. E se você tem aula nesse horário, fale com seus professores… Quem sabe não vem a turma toda assistir?

Se você é um(a) planetarista e quer se juntar a nós nesta sessão que promete ser a maior sessão de planetário do Brasil, fale com a gente!

Uma sessão de planetário

Temos um encontro?

Será dia 22 de setembro de 2020, às 10h da manhã, no Canal da ABP no Youtube. Qualquer informação adicional é só entrar em contato!

YouTube

Assista uma sessão virtual de planetário

Educadores

Tenha acesso a ferramentas exclusivas

Inscreva-se gratuitamente

Acesso a ferramentas para educadores

Dúvidas

Mande sua mensagem para a ABP