11 de novembro de 2022

Homenagem Profa. Maria Helena Steffani

Profa. Maria Helena Steffani recebe um bouquet de Marcelo Silveira, representando a ABP e seus filiados. Foto de José Flores.

O Planetário Professor José Baptista Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, completou 50 anos de atividades ininterruptas em 11 de novembro de 2022. O Planetário de Porto Alegre, como é mais conhecido, está num prédio na esquina da avenida Ipiranga com a rua Ramiro Barcelos ─ e lembra uma nave espacial pousada.

O planetário da UFRGS recebeu, em 1972, do Ministério da Educação, o projetor RFP Spacemaster, fabricado em Jena (Alemanha) pela empresa Carl Zeiss. De lá pra cá, mais dois milhões de pessoas participaram de alguma atividade científica ou de lazer no planetário.

Como presente de aniversário, o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI, Daniel Fonseca Lavouras, anunciou a liberação de recursos para aquisição de um novo projetor para o planetário.

O Edital de compra deve ser publicado em breve e vai marcar um novo momento para a divulgação da Ciência em Porto Alegre. Além disso, a cúpula onde acontecem as projeções recebeu o nome de Ary Nienow, servidor da UFRGS que atuou no planetário por quase 50 anos, de 1972 até 2020.

A Associação Brasileira de Planetários prestou homenagem ao Planetário de Porto Alegre e também a Profa. Maria Helena Steffani, que foi presidente da ABP entre 2009 e 2012 e diretora do Planetário entre 2002 e 2017.

* Fotos e texto: colaboração do sócio Marcelo Silveira.