O Dia Internacional dos Planetários (IDP, na sigla em inglês) é celebrado em todo o mundo. Originalmente programado para ser realizado no domingo anterior ao equinócio da primavera boreal, posteriormente a data foi estabelecida como sendo o segundo domingo de março. Ou seja, em 2020 a data é 8 de março.

O evento começou a ser comemorado na Itália, por iniciativa da associação de planetários daquele país, e então adquiriu status internacional quando diferentes planetários de outros países se juntaram à festa.

O Dia Internacional dos Planet√°rios visa informar o p√ļblico sobre os planet√°rios, o que s√£o e por que existem. Educar o p√ļblico sobre os problemas da polui√ß√£o luminosa, promover interc√Ęmbios e colabora√ß√Ķes internacionais entre planet√°rios de diferentes pa√≠ses e destacar o trabalho da Associa√ß√£o Internacional de Planet√°rios, IPS, tamb√©m est√£o entre os objetivos.

Este ano o ‚ÄúPlanet√°rio Aventura‚ÄĚ, da Costa Rica, anunciou um filme especial em fulldome criado para ser usado como uma introdu√ß√£o a qualquer evento IDP 2020 que venha a ser organizado.

Planetarium Wonders

O filme ‚ÄúPlanetarium Wonders‚ÄĚ est√° dispon√≠vel para download nas resolu√ß√Ķes 4k e 1k, dublado em ingl√™s e espanhol e com os arquivos do script e da trilha musical inclu√≠dos, assim qualquer planet√°rio pode fazer a dublagem em seu pr√≥prio idioma (h√° uma vers√£o em Portugu√™s sendo preparada pela equipe do Planet√°rio da Unipampa, RS).

A vers√£o original de ‚ÄúPlanetarium Wonders‚ÄĚ foi narrada por Sabina √Āvalos ‚Äď uma planetarista de apenas 10 anos de idade! Os arquivos podem ser baixados neste link. Al√©m disso, o seu planet√°rio tamb√©m pode inscrever um evento no IDP 2020. Participe!