Edições já publicadas

Planetaria – ISSN 2358-2251 é uma publicação da Associação Brasileira de Planetários (ABP) iniciada no Solstício de Verão de 2013. É um periódico de acesso aberto e, no momento, exclusivamente on-line, sendo publicada trimestralmente, a cada início de estação.

A revista Planetaria tem como objetivos:

  • Municiar os profissionais de planetário com informações valiosas para o exercício da profissão;
  • Atuar como elemento de ligação entre a educação formal (escola) e a não-formal (planetário);
  • Municiar os profissionais de educação (prioritariamente os professores) para que tirem o máximo proveito de uma visita ao planetário;
  • Estimular os alunos a pensar sobre a astronomia, sobretudo no contexto da educação.
  • Mostrar ao leitor que a Astronomia é ciência ligada ao cotidiano e que tem forte apelo transdisciplinar.

O título da publicação é escrito sem acento ortográfico, pois remete ao termo grego do plural de planetarium (planetário). Planetaria é, portanto, o plural de planetário em grego. Em Português, o nome também remete ao adjetivo relativo aos planetas ou, mais comumente, ao nosso próprio planeta.

A publicação tem interesse de abranger não somente os profissionais comprometidos com esses espaços de difusão científica e cultural, mas também os educadores e o público em geral.

A revista Planetaria está disponível para download gratuito. Acima, as capas de todos os números já lançados. Use os links do menu ao lado para acessar cada edição ou para saber como publicar.