Como se associar

Ficamos felizes com o seu interesse de se juntar a nós, na Associação Brasileira de Planetários.

Se você deseja inscrever uma instituição (pessoa jurídica), basta preencher este formulário respondendo a pergunta correspondente sobre a filiação à ABP. Sua instituição será cadastrada e em seguida você receberá instruções para realizar o pagamento da anuidade.

Se deseja se associar como pessoa física, você deve aguardar a nossa próxima reunião anual. Desde já você pode declarar sua vontade de ser membro individual da ABP, mas esta categoria de membros (pessoas físicas) exige uma aprovação perante a Assembleia Ordinária, assim como o faz, por exemplo, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Perguntas frequentes

Ao membro institucional da ABP (“o planetário”) será cobrada uma taxa anual no valor de R$ 200,00 (duzentos Reais). Para o membro individual (pessoa física) essa taxa é de R$ 50,00 (cinquenta Reais) e vale também como inscrição para o encontro do ano atual.

Não. As taxas são as mesmas para o membro institucional, inclusive se for público ou privado.

Não necessariamente. O membro institucional da ABP é, como o nome sugere, uma instituição, ou seja, uma pessoa jurídica com CNPJ. Se essa instituição coordena as atividades de mais de um planetário, mas tem somente um único CNPJ, uma única inscrição será válida para todas as cúpulas.

Contudo, se houver diferentes números de CNPJ, caso, por exemplo, de uma Universidade e seus institutos ou departamentos, poderá ser necessária mais de uma inscrição. O planetário ligado ao Departamento de Física não poderá ter a mesma inscrição na ABP que outro, na mesma universidade, associado com o Departamento de Geografia, por exemplo.

Sim. Nesse caso o boleto da anuidade será gerado com o CPF do responsável.

Embora sua presença seja o que mais desejamos, é possível solicitar o boleto para pagamento da anuidade individual mesmo na impossibilidade do seu comparecimento ao nosso Encontro. Fazendo isso a sua permanência como associado da ABP (e seu acesso à área restrita para membros, entre outros benefícios) ficam garantidos.

Você pode submetê-los novamente, por meio do formulário de Cadastro de Planetários ou, caso seja apenas a atualização de uma única informação, como um número de telefone, por exemplo, nos informar pelo formulário de Contato.

Por favor, fale conosco e deixe-nos ajudar!