A Associação Brasileira de Planetários, ABP, foi fundada em 27 de outubro de 1996, durante o 1º Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia, realizado no Planetário de Campinas, entre os dias 25 e 28 de outubro de 1996. Na ocasião foram aprovados o estatuto e eleitos os membros da primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABP.

Na fundação estiveram presentes representantes de Planetários, Observatórios, Museus, Sociedades e Associações Astronômicas de várias partes do país.

Com objetivo primordial de congregar os planetaristas (como são chamados os profissionais que trabalham com Ensino e Difusão de Astronomia e Ciências afins no ambiente dos Planetários), instituições e entusiastas em geral, a ABP se constitui num elo de intercâmbio de informações e colaboração interinstitucional, realizando um Encontro por ano, desde sua fundação.

Por meio desses encontros, palestras, seminários, cursos, oficinas e produzindo publicações, tais como a revista Planetaria, a ABP tem prestado atendimento aos Planetários e outras instituições filiadas, na resolução de problemas técnicos, manutenção e geração de conteúdo, assim como busca incentivar e prestar assessoria a órgãos públicos e privados na instalação de novos Planetários.