Project Description

Logo do 1° E-ncontro

Ainda que este ano não tenha sido viável a realização do XXV Encontro da ABP na forma presencial, como originalmente previsto (veja o nosso Comunicado), a ABP realizou o seu 1° E-ncontro. O evento consistiu numa série de reuniões virtuais utilizando a plataforma de reuniões online ZOOM todas as semanas, entre os dias 22 de Maio e 24 de Setembro de 2020. Nesta página divulgamos a Programação e as regras específicas para este 1° E-ncontro.

Perguntas e respostas

Trata-se de uma série de reuniões online semanais com o objetivo de aprendermos, ensinarmos, trocarmos ideias, enfim, estarmos juntos. Ainda que separados… Queremos emular a atmosfera de nossos Encontros presenciais, confraternizando com nossos pares e debatendo sobre o nosso meio. É claro que não fugiremos do espinhoso assunto do momento. Mas vamos tratá-lo dentro da nossa expertise, da nossa área: como os planetários estão atravessando este período de quarentena? O que podemos fazer agora e no período pós COVID-19? Mas continuaremos também com o nosso longo histórico de tratar as melhores práticas, os métodos pedagógicos, a produção de programas e tudo o mais que nos é tão importante.

Poderão participar do 1° E-ncontro exclusivamente os membros da Associação Brasileira de Planetários. Cada reunião virtual, no entanto, será gravada e ficará disponível para todos os interessados num canal da plataforma YouTube.

Todos os membros da ABP já estão previamente inscritos. Não haverá necessidade de preencher nenhum formulário de inscrição. Você só precisará clicar no link exclusivo para os nossos membros (que será enviado aos associados, por e-mail, antes de cada reunião).

Participar do 1° E-ncontro da ABP não requer pagamento de nenhum tipo de taxa. As reuniões serão abertas a todos os membros regulares da nossa Associação. Gratuitamente.

Sim! Todos os membros que registrarem presen̤a em pelo menos 70% do total de reuni̵es online Рincluindo a ̼ltima reunịo, a nossa Assembleia Anual, teṛo direito a um Certificado nos mesmos moldes daqueles emitidos em nossos Encontros presenciais.

Temos procurado variar os dias da semana, de modo a permitir a participação do maior número possível de membros da ABP. O horário que melhor se encaixa com a maioria tem sido o das 19h. Sabemos que todos têm diferentes responsabilidades e afazeres, mesmo nesta condição de quarentena. Por isso, realizar reuniões sempre num mesmo dia da semana poderia inviabilizar a participação de muitas pessoas.

Cada reunião online está prevista para ter uma duração mínima de 50 minutos e máxima de 2 horas. O participante poderá sair a qualquer momento, mas recomendamos permanecer nos primeiros 50 minutos para contabilizarmos sua presença.

Sim, a última. O 1° E-ncontro da ABP terminará no dia 24 de setembro, uma quinta-feira, quando estaremos realizando na forma virtual (online) a nossa Assembleia Geral Ordinária, conforme orienta o nosso Estatuto. Todos os membros da ABP receberão um comunicado com 60 dias de antecedência da realização desta Assembleia, e desejamos que o máximo possível de associados se façam presentes. O recebimento do Certificado de participação no 1° E-ncontro está condicionado a sua presença neste dia (ver o item Será emitido certificado?).

Sim! Qualquer membro da ABP é bem-vindo para apresentar trabalhos na forma oral em nosso 1° E-ncontro – com direito a certificado. Membros institucionais também podem indicar planetaristas (não membros) para apresentar trabalhos. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos por e-mail até 30 de junho. Cada resumo deve ter até 2500 caracteres (com espaços), título do trabalho, autores e instituição.

Infelizmente não. Neste momento, optamos por acolher somente membros regulares da ABP e planetaristas indicados pelos membros institucionais. No entanto, qualquer pessoa poderá assistir ao conteúdo de todo nosso 1° E-ncontro no canal da ABP no YouTube. E, claro, você sempre pode se tornar um membro da ABP. Veja como neste link.

Se ainda tem dúvidas sobre o 1° E-ncontro não hesite em contactar a ABP!

Convocação para Assembleia

Em conformidade com o Artigo 19 do nosso Estatuto, o Presidente da ABP convoca os associados para a Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada às 19h do dia 24 de setembro, na forma online e dentro do 1° E-ncontro. Clique no botão para baixar o arquivo da Convocação contendo sua pauta.

Comissão organizadora

O 1° E-ncontro da ABP foi organizado de modo a minimizar trâmites, procedimentos e despesas. Nosso Comitê organizador contou com a presença de Guilherme Frederico Marranghello, do Planetário da Unipampa (Bagé/RS), Damião Carvalho de Souza, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (João Pessoa/PB) e Carolina de Assis Costa Moreira, do Planetário Astronauta Marcos Pontes (Duque de Caxias/RJ), além dos componentes da atual Diretoria da ABP.

Programação e datas

Clique nas setas e nos cartazes para visualizar melhor. Confira a agenda ao final.

1ª Reunião: Sexta-feira, 22 de Maio às 19 h
Abertura. Falas do Presidente e Vice-presidente da ABP. Confraternização.

2ª reunião: Segunda-feira, 25 de Maio às 17h
Dia da Toalha. Com Henrique Granado, Coordenador do Conselho Jedi Rio de Janeiro e um dos idealizadores da JEDICON.

3ª reunião: Quarta-feira, 27 de Maio às 19h
O que vimos e o que fizemos: Planetários na Pandemia. Com Guilherme Marranghello, Diretor do Planetário da Unipampa, Bagé/RS.
4ª reunião: Segunda-feira, 1° de Junho às 19h
Terra de Gigantes, uma viagem imersiva à pré-história da Colômbia, com Carlos Molina, Diretor do Planetário de Bogotá.

5ª reunião: Quarta-feira, 3 de junho às 19h
Viajando pelos planetários, com Bryant Gonzalez, planetarista do Planetário de Caracas.

6ª reunião: Terça-feira, 9 de junho às 19h
Zoom around the Universe , com Michael McConville, Fundador do grupo Dome Dialogues, EUA.

7ª reunião: Segunda-feira, 15 de junho às 19h
Redemoinhos e máquinas fantásticas: os buracos negros na cultura pop, com Naelton Araújo, astrônomo da Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro.

8ª reunião: Quarta-feira, 17 de junho às 19h
Como ficam os Museus de Ciência depois da pandemia? com Ana Maria Amorim, divulgadora científica do Museu Ciência e Vida – Fundação Cecierj.

9ª reunião: Sábado, 20 de Junho às 19h
Evento cultural: apresentação musical do grupo “Astronomusic”.

10ª reunião: Segunda-feira, 22 de Junho às 19h
Pálido Ponto Vermelho, com Bruno Dias, Doutorando em Física da UFJF e membro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia.

11ª reunião: Sexta-feira, 26 de Junho às 19h
Planetas habitáveis no Universo, com Gustavo Porto de Mello, Astrônomo membro das comissões G3 (Stellar Evolution), F2 (Exoplanets and the Solar System) e F3 (Astrobiology) da União Astronômica Internacional.

12ª reunião: Segunda-feira, 29 de Junho às 19h
Oficina: Roteiros para Programas de Planetário (Dia 1), com Alexandre Cherman, astrônomo com 22 anos de experiência no Planetário do Rio, onde participou da produção de quase 30 programas de planetário.
13ª reunião: Quinta-feira, 2 de Julho às 19h
O céu não é o limite com Duilia de Mello, Vice reitora e professora titular da Universidade Católica de Washington, EUA.

14ª reunião: Quarta-feira, 8 de Julho às 19h
Constelações de satélites: um desafio para Astronomia Observacional, com Erika Rosseto, Coordenadora de operações orbitais de satélites geoestacionários da Star One (Embratel).

15ª reunião: Segunda-feira, 13 de Julho às 19h
Comunica̵̤es Orais РSesṣo 1
“Estrelas notáveis” – Radma Freitas
“Descobrindo o céu” – Diógenes Martins
“As mídias sociais de um planetário” – Sabrina Müller
“Quinta planetaria” – Reginaldo Corrêa

16ª reunião: Quarta-feira, 15 de Julho às 19h
Using the planetarium for COVID-19 research and outreach in the time of pandemic, com Shawn Laatsch, diretor do Emera Astronomy Center e Planetário Jordan (Universidade do Maine) e presidente da IPS no biênio 2017-2018.

17ª reunião: Segunda-feira, 20 de Julho às 19h
Comunica̵̤es Orais РSesṣo 2
“A empolgante descoberta de Jocelyn” – Auta Stella
“Indicadores de alfabetização científica aplicados a sessões de planetário” – Milena Almeida
“Um olhar sobre a produção de videoaulas sobre o Stellarium” – Cristiano Friedlaender

18ª reunião: Terça-feira, 21 de Julho às 19h
Planetários e o novo normal: dicas de saúde, com Cynthia Mota, Médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Mestre em Ciências Médicas pela USP. Atua na linha de frente no combate à COVID-19 em Santos/SP.

19ª reunião: Segunda-feira, 27 de Julho às 19h
Oficina: Roteiros para Programas de Planetário (Dia 2), com Alexandre Cherman, astrônomo com 22 anos de experiência no Planetário do Rio, onde participou da produção de quase 30 programas de planetário.

20ª reunião: Quarta-feira, 29 de Julho às 19h
Alfabetização Científica: análise de ações de divulgação da Ciência, com Jéssica Norberto, divulgadora científica da Fundação Cecierj, Pesquisadora do INCT e professora na Fiocruz e IFRJ.
21ª reunião: Quinta-feira, 6 de Agosto às 19h
Dona Aurora: o direito à memória afrocentrada na cultura científica com Gabriela de Assis, especialista em divulgação e popularização da Ciência pela FIOCRUZ e mestranda em História das Ciências (UFRJ).

22ª reunião: Segunda-feira, 10 de Agosto às 19h
Astronomia, Cultura e Planetários com Walmir Thomazi Cardoso, membro fundador da ABP, ex-diretor da SBEA e um dos responsáveis pelos programas “Olhando para o céu” (TV Cultura) e “ABC da Astronomia” (TV Escola).

23ª reunião: Quarta-feira, 12 de Agosto às 15h
The Travelling Telescope com Susan Murabana, presidente da Associação Africana de Planetários.

24ª reunião: Quinta-feira, 13 de Agosto às 19h
Roda de conversa: “IPS – Primeiras impressões”, um bate papo com os novos membros brasileiros da International Planetarium Society (IPS).

25ª reunião: Segunda-feira, 17 de Agosto às 19h
Mars 2020 Perseverance Rover Mission Overview, com Jim Bell, astrônomo e cientista planetário, principal investigador das câmeras Mastcam-Z do recém-lançado rover marciano Perseverance.

26ª reunião: Quarta-feira, 19 de Agosto às 19h
Roda de conversa: “Oficina de Roteiro”, um bate papo com alguns participantes da oficina. Venha descobrir  como anda o processo criativo dessa equipe.

27ª reunião: Segunda-feira, 24 de Agosto às 19h
Oficina: Roteiros para Programas de Planetário (Dia 3), com Alexandre Cherman, astrônomo com 22 anos de experiência no Planetário do Rio, onde participou da produção de quase 30 programas de planetário.

28ª reunião: Terça-feira, 25 de Agosto às 19h
Experiências em Astrofotografia, com Ednilson Oliveira, bacharel em Física pela UFSCar, licenciado em Matemática pela Fundação Oswaldo Cruz e mestre em Astrofísica pela USP.

29ª reunião: Segunda-feira, 31 de Agosto às 19h
Acessibilidade em Planetários e Observatórios Astronômicos, com William Vieira de Abreu, pesquisador do grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC) e do INCT de Comunicação pública da Ciência e Tecnologia.
30ª reunião: Quarta-feira, 2 de Setembro às 19h
Há muitos céus em uma noite? com Natália Amarinho, doutora em Ciências (UFRGS), divulgadora científica e pesquisadora nas áreas de estrelas jovens, formação estelar e Astronomia nas culturas.

31ª reunião: Quinta-feira, 3 de Setembro às 19h
Mesa redonda: Planetários e a infância, com Carolina de Assis (Duque de Caxias, Rio de Janeiro), Elizandra Freitas (Goiânia, Goiás) e Juliana Romanzini (Londrina, Paraná). Mediação de Victória Pires.

32ª reunião: Quarta-feira, 9 de Setembro às 19h
Low-frequency Radio Astronomy in Tasmania, com Martin George, responsável pelo Planetário Launceston (Austrália), ex-presidente da IPS e apaixonado pela História da Astronomia.

33ª reunião: Segunda-feira, 14 de Setembro às 19h
A História das Constelações, com Fernando Vieira, astrônomo formado pela UFRJ em 1982, mesmo ano em que começou a trabalhar no Planetário do Rio. Ex-presidente da ABP (2005-2006).

34ª reunião: Quarta-feira, 16 de Setembro às 19h
How the Fulldome Database can help in fulldome production, com Dario Tiveron, diretor do Fulldome Database e um dos diretores da PLANit (a associação de planetários da Itália).

35ª reunião: Segunda-feira, 21 de Setembro às 19h
How to enjoy the Moon in Japonese style, com Kaoru Kimura, formada em Ciências pela Universidade de Tóquio, trabalhou por 14 anos em planetários e será a próxima presidente da IPS (biênio 2021-2022).

36ª reunião: Terça-feira, 22 de Setembro às 10h
SESSÃO PÚBLICA – VIRTUAL – DE PLANETÁRIO, com planetaristas de diversas partes do país, gratuita e transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube da ABP.

37ª reunião: Quarta-feira, 23 de Setembro às 19h

Lo que hemos aprendido em 25 ãnos del planetario del complejo Plaza del Cielo, com Néstor Camino, bacharel em Astronomia e Doutor em Ciências da Educação. Responsável pela coordenação nacional de Ensino de Astronomia na Argentina.


38ª reunião: Quinta-feira, 24 de Setembro às 19h (Encerramento)
Assembleia Geral Ordinária (é recomendada a participação de TODOS os membros da ABP, conforme convocatória enviada pelo Presidente).