Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • RobertoRoberto
    Mestre
    Número de postagens: 8
    #4961 |

    Bem-vindos ao fórum de planetaristas da ABP!

    Este tópico tem a ver com o dia a dia do planetarista e sua interação com o público. Como lidar com certas situações ou o planejamento de atividades (incluindo as que acontecem fora da cúpula) são alguns exemplos do que podemos trazer para cá.

    Postem suas experiências e dúvidas aqui e também compartilhem seus conhecimentos com os demais.

    Leandro L S GuedesLeandro L S Guedes
    Forista
    Número de postagens: 3

    Eu gosto muito da interação com o público que ocorre nas atividades de observação do céu com o telescópio. A dinâmica é bem diferente do que ocorre dentro da cúpula onde sinto a necessidade de quebrar a atmosfera de “sala de aula”, com todos sentados cadeiras e uma pessoa falando. Nas observações ao telescópio, esse clima nem chega a se instalar porque estão todos andando, conversando entre si e com os organizadores da atividade.

    Em termos de troca com o público, me parece que quanto menos formal for a relação, mais eficiente será a comunicação científica.

    Lucas Guimarães Barros
    Forista
    Número de postagens: 2

    Concordo, Leandro. Como há muita movimentação durante as atividades de observação do céu, o público se sente mais à vontade para conversar. No planetário essa situação muda um pouco, porém isso depende do tipo de público que participa. Uma sessão animada com crianças do Fundamental, por exemplo, certamente as motivará para interagir com o planetarista e/ou técnico do local.

    Nélio Sasaki
    Forista
    Número de postagens: 2

    Concordo com vossas opiniões. Creio que estamos a falar de algo importantíssimo para o processo Ensino/Aprendizagem: a eficiência na comunicação. Certamente, tanto sessões em planetário quanto observações do céu são actividades que envolvem um grande número de participantes. Sendo assim, neste contexto, a eficiência na comunicação é o grande diferencial e claro, quanto mais informal, melhor. Precisamos mostrar às pessoas que a Astronomia é uma área muito democrática: temos excelentes Astrónomos, Planetaristas, Jornalistas, Historiadores, Geógrafos, Físicos, Pedagogos, enfim, há espaço para todos.

    Luiz Claudio
    Forista
    Número de postagens: 7

    Quando atuava em Vitória, tinha um momento que adorava particularmente o final da sessão, quando abríamos espaço aos visitantes (alunos, professores e público em geral) para fazer perguntas sobre o assunto que foi tratado na sessão ou qualquer outro ligado à astronomia, astronáutica e afins que tenham visto nos jornais. Era maravilhosa a troca de experiências e impressões. Porém teve uma vez que me senti ultrajado e compartilho com vocês. Atendia a uma escola confessional e ao final da sessão, como de costume, abri o debate. As crianças estavam curiosíssimas e dispararam várias perguntas sobre os mais diferentes assuntos em astronomia. Me esforcei para não tocar em pontos polêmicos para eles e fiz de tudo para que tivessem a melhor resposta possível. Ao final, o professor educadamente pediu aos alunos que me agradecessem, mas não saiu do lugar sem antes disparar a seguinte frase: “Crianças, tudo que vocês viram aqui é a visão da ciência. Mas vocês sabem que A VERDADE está na bíblia!”
    Aquilo foi como um balde de água fria. Quer dizer que depois de quase 2 horas de atendimento eu só havia falado mentiras para eles? Que eles saíram da escola e se deslocaram até o planetário para desconsiderar tudo o que veriam?
    O que acham? Isso em dá incentivo para abrir outro tópico se me permitem.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.