Associação Brasileira de Planetários – ABP Fóruns Planetaristas Ações para o eclipse de 26 de Fevereiro de 2017

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • Leandro L S GuedesLeandro L S Guedes
    Forista
    Número de postagens: 3
    #6472 |

    Salve, pessoal

    Alguém está planejando atividades relacionadas ao eclipse de fevereiro?

    Nossos planos aqui no Planetário do Rio são de transmitir as imagens pela internet e realizar um hangout com o público que poderá enviar perguntas durante a transmissão. Devemos iniciar alguns minutos antes do início do eclipse. Ainda estamos vendo detalhes técnicos sobre a melhor forma de enviar essas imagens via web.

    RobertoRoberto
    Mestre
    Número de postagens: 8

    Acho muito boa a ideia de nos organizarmos em torno do tema dos eclipses do Sol neste ano de 2017.

    Em fevereiro tem um anular (que vai ser visível em boa parte do Brasil como parcial) e em agosto vai ter um eclipse total (EUA), que mesmo não sendo visível por aqui, com certeza vai atrair muita atenção da mídia.

    Aliás, esse de agosto deverá ser o eclipse mais “visto e falado” de toda história 😀

    Em fevereiro podemos enfatizar a “mecânica” do eclipse anular e parcial. E em agosto damos ênfase no total.

    Que acham?

    Nélio Sasaki
    Forista
    Número de postagens: 2

    Oi Leandro Guedes,

    Primeiramente, quero registar meus parabéns para si e sua equipa.É uma excelente iniciativa. Se me permite, gostaria de deixar algumas sugestões e observações aqui, ok?
    1ª) Poderíamos incluir essas actividades àquelas do PLOAD (grupo que visa o desenvolvimento da Astronomia nos países lusófonos). Eu sou a pessoa que está a representar os planetários brasileiros no PLOAD. Vossa transmissão certamente poderá ser acompanhada por pessoas das cinco regiões do Brasil. E, assim, podemos classificá-la como uma iniciativa que fortalece o desenvolvimento da Astronomia em nosso país.
    2ª) O Planetário Digital de Manaus – NEPA e o Planetário Digital de Parintins- NEPA têm interesse em fazer uma parceria com o Planetário do Rio. Vossa transmissão e vosso diálogo sobre Astronomia somente acrescentam e incentivam o desenvolvimento da Astronomia no Amazonas. Aliás, seria uma excelente ideia se tivéssemos uma vez ao mês um bate-papo on-line aberto ao público amazonense. O único grupo de pesquisa em Astronomia do Amazonas é o NEPA/UEA/CNPq.
    3ª)Como representante dos planetaristas no PLOAD, meu entendimento é que o apoio da ABP é de fundamental importância para que tenhamos o maior número de planetários envolvidos no evento. O que acham?
    Abraço a todos,

    RobertoRoberto
    Mestre
    Número de postagens: 8

    Pessoal, como foram suas atividades de observação deste eclipse? Quem quer reportar?

    Aqui em Natal a parcialidade foi muito pequena e não fizemos observações públicas. No entanto, uma amiga que é professora teve a oportunidade de ir ao II Workshop de Popularização e Ensino de Astronomia (WDEA II), realizado na cidade de Esquel, província de Chubut, Patagônia, Argentina.

    Vamos, então, realizar neste sábado um evento aberto ao público (no Parque da Cidade) onde ela fará o relato de sua experiência, mostrando fotos e vídeos do eclipse. Aproveitaremos também para explicar o “mecanismo” dos eclipses (em geral) e falar sobre os que futuramente poderemos observar daqui. No final, vamos convidar o público para observar a Lua ao telescópio.

    Abraços!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.