A Planetaria, periódico trimestral da Associação Brasileira de Planetários, não se destina apenas aos planetaristas, como são chamados os profissionais que trabalham com educação no ambiente dos planetários.

Nosso público alvo abrange os professores de ciências, estudantes e o público em geral. Destacamos também o interesse em atingir os educadores das redes pública e privada que levam (ou gostariam de levar) seus alunos para os planetários.

São bem-vindos para a revista Planetaria os artigos que enfatizam atividades realizadas em qualquer planetário, brasileiro ou internacional, suas histórias e desafios enfrentados, bem como matérias sobre astronomia e ciências afins.

Cada artigo submetido será analisado por um Conselho Editorial e poderá ou não ser aprovado para publicação. As opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não necessariamente refletindo a opinião do Conselho Editorial da revista, da Associação Brasileira de Planetários ou de seus membros.

Consulte as normas e prazos abaixo para saber mais.

Normas

01• Os artigos para análise, juntamente com suas respectivas fotos e/ou ilustrações, devem ser enviados como anexos para o e-mail < contato arroba planetarios.org.br > escrevendo no campo assunto “Artigo para a revista”.

02• O artigo deve ser enviado no formato “.doc”, “.docx” ou “.rtf” em tamanho A4(21,0 x 29,7), com espaço simples, fonte “Times New Roman”, tamanho 12.

03• Todos os artigos submetidos devem conter uma sugestão de título, que deve ser escrita com a fonte “Times New Roman”, tamanho 16.

04• O artigo não deverá conter mais que 7 (sete) mil caracteres, incluindo espaços, nem menos de 2 (dois) mil. Textos longos estarão sujeitos a edição.

05• Serão aceitos textos escritos em português, inglês ou espanhol.

06• Notas de rodapé devem ser evitadas.

07• Quando houver fotos ou ilustrações, estas devem ser enviadas em separado, como anexos. Ou seja, não deixe as imagens apenas incorporadas ao longo do arquivo (“.doc”, “.docx” ou “.rtf”). Serão aceitas imagens no formato JPG, JPEG, PNG, GIF, TIFF, RAW, SVG ou Bitmap.

08• As imagens enviadas devem, preferencialmente, estar em alta resolução (no mínimo 70 dpi, sendo o ideal 300 dpi) e acompanhadas de legendas e créditos. Não há limite para o envio de figuras, mas a revista se reserva o direito de publicar apenas as que achar mais relevantes, ou adequá-las à diagramação disponível nas páginas.

09• Os textos enviados devem ser, preferencialmente, inéditos. Quando utilizados excertos de outros textos publicados previamente, sob qualquer forma (palestra, comunicação, artigo, etc.), deve-se informar em nota à parte. Os artigos serão examinados por um Conselho Editorial, sendo que a revista não se responsabiliza pela devolução dos não aprovados ou mesmo pela comunicação aos autores.

10• Os artigos obrigatoriamente devem estar acompanhados de uma breve biografia do autor.

Prazos

A revista Planetaria é lançada em quatro edições anuais, que estarão disponíveis para download a partir das datas dos equinócios e solstícios de cada ano (portanto, nos meses de março, junho, setembro e dezembro).

Os prazos para envio de artigos terminam no último dia do mês anterior ao do lançamento de cada edição. Assim, por exemplo, para a edição do solstício de inverno (junho) os artigos devem ser submetidos até o dia 31 de maio. E assim por diante.